Um pássaro amarelo


Terão dias que existirão com o intuito de lembrar o quanto dói viver, que o mais fácil seria parar de respirar para se sentir vivo, e diante do mais dolorido paralelo da vida é sussurrado que coragem maior é exigida para existir. 

Jonathas, é o nome de um dos meus alunos, o Jonathas é um criança espetacular, ele tem braços e pernas bem fininhas e cabelos grandes e lisos, sua pele é branca e venho aprendendo mais com ele do que ele comigo. Jonathas nunca fugiu da guerra, chegou como não queria nada e me fez entender que ele queria tudo! 

Lembro das primeiras aulas, o instrumento que ele queria tocar era maior que ele, pesado, ele sentia enorme dificuldade para marchar e tocar ao mesmo tempo. Mas Jonathas nunca desistiu, mesmo sabendo que depois de um longo desfile cívico se encontraria com hematomas e dores pelo corpo, afinal, era o que queria. 

Recentemente observamos comportamentos diferentes do Jonathas, ele vem para as nossas aulas de chinelo e bermuda, percebemos um esforço maior para estar ali, perguntamos qual seria o motivo das roupas diferentes, calçados e comportamentos que antes se mostravam dissemelhante do normal que conhecíamos sobre ele, usando poucas palavras falou bem baixinho 
- Venho da casa de minha avó. Insatisfeitos sobre a resposta corporal e verbal insistimos:
- Você pode ir a sua casa por um sapato, deixamos! 
Ele se negou a ir. 

Por incansáveis dias venho me sentindo igual aquela criança, fugindo! Fugindo das pessoas que não acreditam em mim, dos meus fantasmas emocionais, de gente que não consegue conviver com alguém tão complicada como eu. Jonathas tem alguns sintomas do espectro do autista (TEA) a família estar passando pela primeira fase de aceitação, entender, admitir que o John é bem mais especial do que eles imaginavam não será uma tarefa fácil, jamais culparei os seus pais por serem vítimas da sociedade desconhecendo o filho que eles tem.

Com o Jonathas venho aprendido que não importa o tamanho do meu obstáculo, devo supera-los, mesmo me sentindo sozinha em vários momentos da vida tenho que prosseguir, tenho que tentar, aceitar as minhas limitações  e usa-las como motivações. Jonathas faz provas competindo com garotos menos sensíveis que ele, estuda, é dedicado e ele toca como muitos nunca tocaram antes, ele voa como um passarinho desafiando a lei da gravidade, pois coragem maior é exigida para existir.

Autora: Jonatielen Silva e Silva 


                                                                       

CONVERSATION

2 comentários: