O racismo está tão camuflado dentro das sociedades que até em uma ação de defesa também há agressão.

Pregamos a todo tempo sobre a educação social que deve ser desenvolvida dentro das comunidades, mas não perdemos nenhuma oportunidade de negligenciarmos cada direito conquistado. Hoje pela tarde, utilizando minhas redes sociais, percebi que estavam recheadas de críticas direcionadas a um homem "branco", "rico", que morava em um condomínio de luxo e que coagiu e humilhou um motoboy por ele ser pobre, preto e por não ter uma renda altíssima por mês. 

Entre tantas postagens alguns comentários me chamaram a atenção. Publicaram: "merece ser pobre"; "deveria ser negro". O racismo está tão camuflado dentro das sociedades que até em uma ação de defesa também há agressão. Ser negro não é um castigo e muito menos um defeito.

Ser pobre não é um defeito de caráter, é apenas o reflexo de uma estratificação social. O sonho do igualitarismo está cada dia mais longe. Até quando vão deixar o nível acadêmico definir o tamanho da sua inteligência? Até quando vão te julgar pela roupa que você usa? Até quando irão te julgar pelas fotos que são postadas no Instagram? Cor de pele, cabelo, condição financeira...; somos mais que tudo isso junto.

Autora: Jonatielen Silva e Silva 

                                                        

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário